[PT]
PARCEIROS
O Consórcio do projeto WESE, liderado pelo centro Basco de investigação e desenvolvimento AZTI, inclui uma equipa multidisciplinar de parceiros reunindo tecnólogos, consultores de Avaliação de Impacto Ambiental, especialistas académicos e gestores de dados, com o objetivo de envolver uma comunidade mais ampla de partes interessadas em Portugal e Espanha.
A AZTI-Tecnalia é um centro especializado em I + D + I na área da investigação marinha e alimentar, empenhado no desenvolvimento social e económico do sector pesqueiro, marinho e alimentar, bem como no estudo do ambiente marinho e dos recursos naturais no contexto do desenvolvimento sustentável. O envolvimento ativo da AZTI-Tecnalia na sociedade está implícito na sua Missão, que se refere ao seu “compromisso contínuo de gerar desenvolvimento económico e social”. Tem como objetivo buscar o progresso e o bem-estar de todos, gerando valor através da pesquisa científica e tecnológica. Assim, por cada euro investido na AZTI-Tecnalia, a sociedade obtém um retorno de cerca de quinze euros através do lucro dos projetos criados nas empresas e instituições com as quais colabora. Na AZTI-Tecnalia, contribuímos para o conhecimento e investigação dos ambientes costeiros, necessários para obter uma gestão sustentável de recursos, bens e serviços. Da mesma forma, realizamos pesquisas para obter uma atividade pesqueira sustentável, realizada por uma frota economicamente competitiva, com práticas de pesca responsáveis. Estamos focados em sete áreas de investigação: gestão costeira, oceanografia operacional, gestão de pesca responsável e competitiva, tecnologias marinhas sustentáveis, ecossistemas e mudanças climáticas, aquicultura e biotecnologia marinha.
JUAN BALD
|
JULIAN MADER
|
PEDRO LIRIA
|
IBON GALPARSORO
|
|
AINHIZE URIARTE
|
AMAIA BARRENA
|
IÑAKI DE SANTIADO
|
O WavEC Offshore Renewables foi fundado em 2003 - sob a denominação Wave Energy Center - como uma associação privada sem fins lucrativos com o objetivo de promover o desenvolvimento das tecnologias de aproveitamento da energia das ondas e apoiar empresas e centros de investigação a nível estratégico, técnico e político. Em 2013, o WavEC mudou o seu nome para WavEC Offshore Renewables devido à extensão das atividades para a energia eólica offshore e à perspectiva de expansão para outros sectores como a aquacultura e a observação e aquisição de dados oceânicos. O WavEC definiu como missão desenvolver tecnologia offshore através da criação e transferência de conhecimento, inovação e disseminação. Os conhecimentos técnicos e científicos do WavEC incluem a avaliação de recursos e seleção de locais para as atividades marinhas, estudos de viabilidade, engenharia e modelação de sistemas complexos, instrumentação e aquisição de dados, engenharia independente, operação e manutenção, assessoria estratégica e política, avaliação de impacto ambiental e sócio-económica e monitorização ambiental.
TERESA SIMAS
|
ERICA CRUZ
|
PEDRO VINAGRE
|
MARIA APOLÓNIA
|
A Plataforma de Energia Marinha da Biscaia, BiMEP, é uma empresa pública que foi criada em 2011 para construir, gerir e operacionalizar as instalações de teste em mar aberto. O principal promotor do BiMEP é o Conselho de Energia Basco, EVE, detendo 91% da empresa. Os outros 9% pertencem à Agência Espanhola de Energia, IDAE. O BiMEP fornece instalações de pesquisa, teste e demonstração para tecnólogos que trabalham na energia das ondas e na energia eólica flutuante. Ambos os tipos de protótipo e equipamentos auxiliares podem ser instalados nas infraestruturas de teste em condições reais de mar e testados antes do desenvolvimento comercial. A área de teste está ligada a uma subestação em terra por meio de quatro cabos submarinos e a recolha de dados é facilitada por meio de um sistema de monitorização e controlo remoto instalado num edífico nas proximidades.
YAGO TORRE ENCISO
|
DORLETA MARINA
|
A IDOM é uma empresa multinacional independente que oferece serviços profissionais integrados de consultoria, engenharia e arquitetura em todo o mundo, em áreas como geração de energia, petróleo e gás, energia renovável, construção, infraestruturas civis, instalações de energia, grandes instalações tecnológicas e científicas e projetos de arquitetura e engenharia exclusiva. Recentemente, a IDOM adquiriu a empresa Oceantec, tornando-se uma das empresas líderes no setor de energia marinha. Após vários anos de análise exaustiva, a Oceantec projetou, construiu e tem em funcionamento desde 2016 o protótipo MARMOK-A-5, o primeiro conversor de energia das ondas flutuante ligado à rede em Espanha. A IDOM-Oceantec pretende comercializar conversores de energia das ondas em todo o mundo. O extenso processo de investigação, desenvolvimento e teste proporcionou à equipa a capacidade e experiência necessárias para realizar qualquer tarefa no desenvolvimento de conversores de energia das ondas.
PARXIO ETXANIZ
|
BORJA DE MIGUEL
|
A CTN é uma associação de empresas estabelecida em 2003 com o objetivo de melhorar a competitividade do setor marítimo a nível global através do desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e transferência de tecnologia. Os membros do CTN são PMEs, empresas de grande porte, universidades e centros de investigação do setor marítimo. O CTN também é membro de diferentes organizações marítimas e co-fundador do Cluster Marítimo Espanhol. O CTN incentiva a integração de todos os atores do setor com o objetivo de melhorar a cooperação e a colaboração entre eles, a busca de novas oportunidades de negócios, a preparação de novas soluções inovadoras e o desenvolvimento de projetos de I&D. A CTN possui uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos de I&D relacionados com a avaliação e monitorização de ruído subaquático. A CTN é actualmente o parceiro tecnológico dos principais actores nacionais no domínio da poluição sonora subaquática do meio marinho: o Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente de Espanha, a Direcção Geral de Ambiente Costeiro e Marinho de Espanha, o Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), a infra-estrutura de observação marítima PLOCAN, o Centro Tecnológico do Mar e o Centro de Tecnologia da AZTI. O CTN tem sido o órgão consultivo do Ministério e do IEO no campo da poluição sonora subaquática para o desenvolvimento das estratégias marinhas e é responsável pelo desenvolvimento de uma proposta do programa de acompanhamento da Directiva da Estratégia Marinha Descriptor 11 (Ruído Subaquático) nas 5 subdivisões marinhas espanholas. A CTN desenvolveu um sensor acústico passivo que pode ser usado em diferentes aplicações no ambiente subaquático, incluindo processamento de sinais no setor marítimo para diferentes aplicações. A CTN também incentiva o diálogo e a comunicação entre diferentes agentes sociais, instituições, órgãos oficiais e diferentes administrações, bem como a promoção da cultura e das tradições marinhas.
IVAN FELIS
|
PABLO RUIZ
|
MARTA SANCHEZ
[email protected] |
A AW-Energy Ltd (AWE) é a empresa que se encontra a desenvolver a tecnologia WaveRoller sendo, portanto, uma empresa líder em tecnologia renovável para conversão de ondas do mar em eletricidade. A empresa está sediada na Finlândia e opera em vários países (com projetos em preparação ou em andamento, entre outros, em Portugal, Irlanda, França, Chile e México). É apoiado por empresas fortes no sector da energia, incluindo a Fortum, uma grande empresa de serviços públicos Europeia, e conseguiu obter financiamento nacional e internacional para o desenvolvimento e instalação do WaveRoller. A AWE desenvolveu, patenteou e testou com sucesso uma tecnologia inovadora de aproveitamento da energia das ondas e atualmente está focada na comercialização do WaveRoller.
JUSSI ÅKERBERG
|
HIDROMOD é uma PME, criada em 1992 como consultora de alta tecnologia no campo da Modelação Computacional de Ambientes Aquáticos. Possui uma equipa altamente qualificada de profissionais com PhD e MSc. A HIDROMOD trabalha há mais de 25 anos, quase exclusivamente, em ferramentas de modelação e gestão de informação, tendo hoje uma experiência acumulada com a participação em mais de 450 projetos para clientes em todo o mundo na Europa, África, Ásia e América do Sul. No âmbito desses projetos, a HIDROMOD realizou estudos sobre propagação de ondas, transporte de sedimentos por ação combinada de onda e corrente, dispersão de efluentes, transporte de petróleo, delimitação de várzeas, avaliação de nutrientes em bacias hidrográficas, qualidade de água em reservatórios e hidráulica urbana. O core business da HIDROMOD é moldado pela constatação de que o uso de modelos e tecnologias da informação, complementado com a implementação de sistemas de monitorização, é atualmente reconhecido como a ferramenta mais eficiente para apoio à decisão, representando um importante valor agregado tanto para projetistas como para decisores. Uma característica relevante da HIDROMOD é o foco na inovação para assegurar a manutenção de altos padrões nas ferramentas e abordagens que utiliza. A HIDROMOD mantém uma participação quase contínua em múltiplos projetos internacionais de I&D, dos quais se destacam exemplos INSEA, EcoManage, AQUASTRESS, INSEA, SCHEMA (EU FP6) e LENVIS, MYWATER, FIGARO (EU FP7), SOWFIA (IEE) e ODYSSEA (EU H2020).
JOSÉ CHAMBEL LEITÃO
|